Windows Azure Cloud Computing

Para quem não sabe, Windows Azure é a plataforma de Cloud Computing da Microsoft. Recentemente eu tive oportunidade de participar de uma apresentação do Rafael Godinho, especialista de desenvolvimento da Microsoft, e gostaria de compartilhar as informações que obtive.

Para que serve a Cloud afinal?
A plataforma é oferecida para atender, principalmente, requisitos de escalabilidade massiva de aplicações (de poucos a milhões de acesso). Ela evita que uma empresa precise alocar recursos de hardware desnecessários. Também evita que uma necessidade súbita de acessos não seja atendida por falta de hardware. Isso é obtido por intermédio de um balanceador de carga que gerencia a execução de uma ou mais máquinas virtuais conforme as necessidades forem surgindo.

Do que é composto?
O Azure é composto basicamente por tecnologias Web. É dividido em dois tipos de máquinas virtuais, Web e Worker. A Web contém basicamente um Windows Server 2008/R2, IIS7, ou 7.5, ASP.NET 3.5 ou 4.0 e FastCGI para PHP e outras linguagens de script. Já o Worker é muito semelhante ao serviço de background do windows, para processamento assíncrono, geralmente sem User Interface.

As empresas estão usando Azure?
O palestrante comentou sobre a produção do filme avatar, que usou instancias de máquinas do tipo Worker para reduzir o processamento das cenas de dias para minutos, possibilitando uma regravação das cenas que não ficam boas no mesmo dia. Há casos também nos quais a empresa acaba reduzindo em até 40% os custos com infraestrutura, liberando os profissionais para trabalhar mais próximos às questões de negócios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s