Muitas vezes considerada como uma novidade, a Experiência do Usuário (UX – User Experience) nada mais é do que “a percepção que um cliente têm em relação a um produto”. Junto com o SEO (Search Engine Optimation), ela é extremamente importante nos trabalhos atuais, já que existe grande quantidade de oferta de serviços na web. Um dos objetivos primordiais da UX é absorver a complexidade para dentro do sistema, sem refleti-la para o usuário.
A disciplina de UX é composta por algumas disciplinas já bem conhecidas e seus respectivos entregáveis: design de interface, arquitetura da informação, usabilidade, design de produto e outras atividades relacionadas com a apresentação, interação e organização de serviços online. Ela procura responder questões como: O produto pode ser facilmente encontrado? Quando encontrado, é fácil entender o que é e como utilizá-lo? E quanto ao funcionamento, é desejável e atraente?
Algumas técnicas são utilizadas para testar a eficiência de uma experiência – se passar pelo usuário, assistir um usuário real utilizando o serviço ou desenvolver algoritmos que entreguem informações sobre a utilização da aplicação.
Como aplicar em cinco passos
Não existe uma receita mágica em como aplicar a UX na prática em um projeto, mas um passo a passo básico pode ser seguido para servir como orientação inicial:
- Eleger os objetivos da aplicação e definir estratégias sólidas para atingi-los.
- Entender o domínio do problema, as necessidades dos usuários e a concorrência.
- Priorizar o conteúdo e as funções necessárias.
- Aplicar a Arquitetura de Informação, Mapa do Site, Fluxo do Usuário, etc.
- Se possível, testar partes da aplicação com usuários reais.
Para assistir um projeto de UX público, veja o link d7ux.org